Remodelando superfícies NURBS
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
Atalho |
Remodelagem |
Básica |
- (hífen) |
A ferramenta Remodelar pode manipular pontos de controle de superfície NURBS e remodelar superfícies NURBS. Por exemplo, um efeito de cúpula ou curva em sino pode ser criado manipulando os vértices.
Essa ferramenta pode criar superfícies que não podem ser mais manipuladas.
Modo |
Descrição |
Mover NURBS Surface Vertex |
Muda a posição do vértice selecionado ou apenas vértices |
Mover vértices U de superfície NURBS |
Muda a posição de todos os vértices em uma linha na direção U |
Mover vértices NURBS Surface V |
Muda a posição de todos os vértices em uma linha na direção V |
Restrição do plano de trabalho |
Move o vértice ou vértices selecionados em um plano de trabalho |
Restrição do eixo X |
Move o vértice ou vértices selecionados ao longo do eixo X |
Restrição do eixo Y |
Move o vértice ou vértices selecionados ao longo do eixo Y |
Restrição Z |
Move o vértice ou vértices selecionados ao longo do eixo Z |
Para remodelar uma superfície NURBS:
Selecione a superfície NURBS para remodelar.
Clique na ferramenta e no modo Polilinha.
Para selecionar um vértice ou linha de vértices, posicione o cursor sobre um dos vértices da superfície NURBS. Quando o cursor estiver sobre uma das alças de controle do telhado ele mudará para um cursor de quatro setas.
Para selecionar vários vértices de uma vez, clique com a tecla Shift pressionada ou clique e arraste para criar uma marca de seleção ao redor dos vértices desejados.
Se vários vértices forem selecionados, posicione o cursor sobre um deles.
Clique e arraste o mouse para mover o vértice ou vértices.
Solte o mouse no local desejado.
Funcionalidade semelhante aoRemodelara ferramenta está disponível na guia Forma da paleta Informações do objeto; veja veja Editando objetos baseados em vértices.